GRAFITE


Grafite ou grafito (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade.Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Entretanto ainda há quem não concorde, equiparando o valor artístico do grafite ao da pichação, que é bem mais controverso. Sendo que a remoção do grafite é bem mais fácil do que o piche.

Hoje o nome mais cogitado das artes do grafite é Julian Beever. Ele é um artista inglês de Chalk art (Arte com giz) que cria desenhos tridimensionais utilizando giz como material. É um trabalho que se utiliza da técnica de projeção conhecida como anamorfose. Esta técnica cria uma ilusão de ótica 3D quando a imagem é vista a partir de determinado ângulo.Ele trabalha para várias empresas como freelancer, criando murais em campanhas promocionais. Frequentemente é chamado de Pavement Picasso.Os desenhos são minuciosamente projetados, milimetricamente executados. Pura matemática. Em média, o artista leva cerca de três dias para completar uma obra.Já visitou vários países, tais como: Reino Unido, Bélgica, França, Países Baixos, Alemanha, Áustria, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Austrália, Brasil e Portugal.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Grafite_(arte)



Leia os textos, dados em sala e os sugeridos através dos links em "Recursos"da Webquest, visite também esta página: http://www.youtube.com/watch?v=hfn8Dz_13Ms


Acesse a Webquest "A Arte do Grafite" e inicie as atividades.

0 comentários:

Postar um comentário

Sejam bem-vindos! Este espaço é de vocês!


Utilize o espaço abaixo para comentar ou perguntar sobre o tema ou a apresentação do tabalho.