A Importância da Semana de Arte Moderna e do Modernismo Brasileiro






A Semana de Arte Moderna, realizada em fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, foi uma manifestação cultural coletiva que envolveu artistas plásticos, músicos, escritores e arquitetos.


Seu objetivo era renovar o ambiente artístico e cultural, através da produção de uma arte brasileira de caráter nacional, mas atualizada com as tendências européias e americanas da época.

Vale ressaltar que o idealizador da Semana de 22 foi Di Cavalcanti, que também esteve envolvido com a divulgação e produção dos cartazes. Anteriormente, alguns historiadores atribuíram a idealização da Semana a Graça Aranha.

Para um melhor entendimento do Modernismo Brasileiro, faz-se necessário observar os seus antecedentes: como o desejo de atualização cultural com os movimentos internacionais e o marasmo nas artes plásticas, na música, na arquitetura e na literatura brasileira.

Os modernistas negavam o academicismo nas artes, entretanto, não possuíam uma unidade estilística, apresentando várias tendências distintas, mas importante. Fizeram parte da 1ª geração de modernista artistas como, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral, Anita Malfati, Antonio Gomide, Cícero Dias, Di Cavalcanti e Vicente do Rego Monteiro, Ismael Nery e outros, que estiveram em viagens à Europa, principalmente visitando a França, a Alemanha e a Holanda. Na literatura do modernismo tivemos Oswald de Andrade e Mario de Andrade e na música Villa-Lobos.


Para fundamentar a apresentação de seu trabalho no Seminário:
 

1º) Leia os textos sugeridos através dos links neste texto e em "Recursos"da Webquest,  
2º) Visite também a página: Itaú Cultural - É “super-legal”: siga os passos e divirta-se aprendendo!  
3º) Assista ao vídeo do Youtube .  
4º) Reflita sobre as seguintes questões:
    Qual a importância Semana de 22?
    Quem participou?
    O que foi apresentado? Quais obras?
    Por que foi realizada na cidade de São Paulo?
    Quais artistas integraram o movimento modernista?
    Quais as principais características do modernismo brasileiro?
    Quais as principais influências do modernismo para a cultura brasileira, na atualidade?

    0 comentários:

    Postar um comentário